terça-feira, 13 de setembro de 2011

O QUE DISTINGUE A ORAÇÃO POR BÊNÇÃOS



Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preser­ves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
ICrônicas 4:9,10
 O QUE DISTINGUE A ORAÇÃO POR BÊNÇÃOS
"Oh! Tomara que me abençoes." Tem havido muitos debates ca­lorosos e um bocado de discussão nos últimos anos sobre o que exatamente essa parte da oração significa e o que não significa. Permita-me tentar trazer as questões à luz a partir de algumas dis­tinções esclarecedoras.
 Primeiro, a oração não é impessoal, mas pessoal. Jabez não pediu: "Por favor, abençoa o mundo", e sim: "Por favor, abençoa a mim". Sem qualquer sentimento de culpa por isso. Orar pelo mundo é uma coisa boa, mas orar por si mesmo também é.
 Segundo, a oração não é específica, mas geral. A bênção divina é, por definição, dirigida e determinada por Deus, não pelo ser huma­no. Se você limitar suas expectativas e pedir a Deus que abençoe sua vida de maneira específica, pode até estar fazendo uma oração vá­lida, mas deixou de orar com o coração aberto, como Jabez. Em última análise, só há uma pessoa que conhece a bênção mais apro­priada e enriquecedora para você, e esta pessoa é Deus. Confie nele.
 Terceiro, a oração não é um parco pedido de provisão, mas uma petição por bênçãos abundantes. Você considera seu Pai celestial mes­quinho? Quando pedimos por bênçãos grandiosas, ele escolhe sabia­mente como e quando responder, mas não rejeita a oração mais entusiasmada. De fato, se nosso maior desejo é uma expressão de grande honestidade e fervor, então Deus o acolhe.
 Quarto, a oração não limita o pedido a um tempo específico, como "hoje", mas permite que Deus escolha abençoar quando e como ele achar mais apropriado. Com muita freqüência, somos tentados a estabelecer um limite de tempo para que Deus opere. Com efeito, muitas orações na Bíblia são específicas quanto a prazos — por exemplo, Josafá orou pelo povo de Israel quando os exércitos da Sina se preparavam para atacar, na manhã seguinte —, mas a oração de Jabez não é assim. Ao pedir:

"Senhor, por favor, abençoa-me até a próxima sexta-feira", você está deixando de fazer a oração de Jabez.
Isso nos conduz à quinta distinção: a oração não é um pedido sem convicção, mas um desejo ardente. Você já se flagrou torcendo muito durante uma partida de um esporte qualquer — talvez um jogo do qual seu filho ou sua filha estivessem participando, e cujo placar fosse muito apertado? Lembra de sentir a adrenalina fazendo suas veias saltar? Talvez até tenha ficado rouco de tanto gritar, ou quem sabe cerrou os punhos de tal maneira que seus dedos deixaram marcas na palma das mãos. Esse é o grau de desejo que Jabez alcan­çou em sua oração.
Transcrito do livro: Além de Jabez-Alargue suas fronteiras
Autor: Bruce Wilkinson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...